Yngrid Santos de Ribeira do Pombal conquista a prata nos JEBs

Publicado em 09/09/2015 às 00h10

 

Yngrid de Jesus Santos, Arnou Sena Lobo, ambos do judô, e Bárbara Gonzaga de Jesus, natação, foram os atletas baianos que subiram ao podium no primeiro dia de competição dos Jogos Escolares da Juventude 2015, faixa etária 12 a 14 anos, que está sendo realizado em Fortaleza (Ceará). Nesta sexta, 4, os três conquistaram Medalha de Prata em suas categorias e seguem competindo por mais medalhas até domingo, 06.

Estudante do Colégio Evência Brito, de Ribeira do Pombal - BA, a judoca Yngrid de Jesus, 14 anos, que disputou na categoria meio-pesado (- 64kg), foi a primeira a erguer a bandeira da Bahia no podium. Ainda na manhã de sexta-feira, ela disputou o Ouro com Maria Eduarda (SP), que venceu a luta ao aplicar um ippon nos segundos finais da prova. As medalhas de bronze ficaram Eduarda Rosa (RS) e Pietra Antun (SC).

Primeira vez a participar dos Jogos Escolares e campeã do Brasileiro Regional de Judô, Yngrid sonha agora com voos mais altos: ser campeã brasileira, garantir uma vaga no próximo pan-americano de judô e, sonho de consumo de todo atleta, disputar uma Olimpíada defendendo o Brasil.

Mas enquanto essas realizações não se tornam realidade, a atleta de Ribeira do Pombal já pode comemorar importante vitória. Com a conquista de medalha nos Jogos Escolares, a judoca já tem garantida vaga nas equipes de base da seleção brasileira que participam, em janeiro, em Pindamonhangaba (SP), de treinamento com a técnica Yuko Fushii, profissional reconhecida mundialmente e que responde pela equipe de base do judô brasileiro.

Evento – Questionada sobre qual sua impressão sobre os Jogos Escolares, Yngrid afirmou estar achando tudo muito interessante. Ela destacou o número expressivo de participantes – mais de 3.850 atletas de todo o país –, a gratuidade para os atletas participarem da competição e a organização do evento, sob responsabilidade do Comitê Olímpico Brasileiro.

O grau de dificuldade da disputa também foi destacado pela judoca, opinião compartilhada pelo também medalhista desta sexta, Arnou Sena Lobo Netto, estudante do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Canavieiras, que conquistou o segundo lugar na categoria médio (-58kg).

Apesar de já estar pela segunda vez participando do evento (na edição de 2014 conquistou medalha de bronze), Arnou considera a disputa dos Jogos Escolares mais difícil do que o campeonato brasileiro de judô. “Neste, enfrentamos atletas de todos os estados. A disputa é muito maior”, assegura o jovem atleta, que há 12 anos pratica judô. Assim como sua colega Yngrid, Arnou também conquistou vaga para o treinamento técnico em Pindamonhangaba, em janeiro.

O judoca baiano dividiu o podium com Leonardo Maganha (MS), medalha de ouro, Bruno Pádua (DF) e Leonardo da Silva (RJ), ambos medalhas de bronze. A medalha conquistada, Arnou dedica aos pais. No domingo, os dois judocas baianos voltam ao tatame para a disputa por equipes.

Natação – Atleta de natação que conquistou a medalha de prata na categoria 50 metros livres, Bárbara Gonzaga de Jesus, 12 anos e aluna do colégio Salesiano Dom Bosco, em Salvador, já cumpriu um dos objetivos que tinha como meta para essa competição: assegurar medalha para garantir vaga para o campeonato sul-americano de natação, que acontece ainda este ano, provavelmente no Paraguai.

Primeira vez que participa dos Jogos Escolares, Bárbara disse estar vivendo uma grande experiência. “É muito importante este evento, porque possibilita participação de estudantes de todo o país. Para mim, conquistar a medalha de prata foi muito especial, porque competi com meninas de 14 anos, dois anos mais velhas do que eu”, comparou Bárbara. Letícia Vaselli (PR) conquistou o primeiro lugar da prova, e Amanda Vicenti (SC) assegurou medalha de bronze.

A jovem nadadora volta à piscina neste sábado e domingo para disputa de medalhas nas categorias 100 metros livre e 100 metros borboleta. A prata conquistada hoje, ela dedica “em primeiro lugar a Deus, à sua família e aos técnicos (Luiz Antônio, George e Fabão)”.

Atletismo – Também nesta sexta, os atletas de atletismo Bruno Vivas Coimbra, aluno do Colégio Militar de Salvador, e Alessandro da Silva Souza, de Jaguarari, conquistaram, respectivamente, vagas nas finais de salto em altura e 1000 metros, provas que acontecem no domingo.

Mas muitos estudantes atletas baianos seguem, até o dia 6, data final da competição dos jogos individuais, disputando medalhas no tênis de mesa, xadrez, ginástica rítmica e luta olímpica, que pela primeira é representada pela Bahia nos Jogos Escolares.

Com informações do Ascom Sudesb

Imagens Internauta via WhatsApp

Enviar comentário

voltar para Notícias

|||bnull||image-wrap|login news c05|c05|c05|login news c05|c05|c05|content-inner||